Todo mundo já fez ou ouviu falar sobre alguma simpatia de ano novo. Desde a lentilha no arroz, comer determinado número de uvas, pular ondinhas, até a cor da roupa ou peça íntima adequada para atrair aquilo que se deseja (amor, paz, sucesso, dinheiro & cia.). Aqui em casa, minha mãe sempre fala pra usarmos uma roupa nova (que seja o pijama) para atrair boas energias para o ano que se inicia.
Particularmente, não acredito muito nessas coisas.
Não sou contra as pessoas fazerem suas simpatias, pedidos e superstições, mas acredito que a virada do ano representa o encerramento de um ciclo e início de outro. Um momento de agradecer e celebrar a vida, de deixar para trás tudo o que não deu certo e focar em novos objetivos para o ano que se inicia.
A virada é tempo de festa, de se passar com quem se ama ou, mesmo para aqueles que passam trabalhando, de mentalizar que o próximo ano será melhor. Momento também de desejar tudo de melhor para aqueles que amamos.
Esse final de ano é, pelo menos para mim, a melhor época, tempo de refletir. Início de ano é o momento de recarregar as energias para mais uma fase na vida, sempre tentando ver os momentos com força (para ultrapassar os desafios) e enxergar a vida com mais leveza.
Feliz Ano Novo!