É meus caros, o ano de 2018 foi um dos poucos que não fiz o ENEM.
Pelas minhas contas foram 6 provas, desde o segundo ano do ensino médio, de tentativas frustradas de entrar para o curso de Medicina.
Na época, eu queria porque queria ser médica, algo que tirei da cabeça logo depois que comecei a trabalhar de voluntária em hospital como doutora-palhaça. Uma coisa era ver o sofrimento humano de palhaço e tentar aliviá-lo com o riso do personagem, outra é só ter o jaleco e a cara limpa para enfrentar tudo isso. Francamente não era para mim! E fico feliz pela oportunidade que tive de experienciar tudo isso antes de entrar na graduação.
Quando eu fazia a prova, por mais que estudasse de 16 a 18 horas por dia, parecia não ser o suficiente... Pelo menos não para o curso que eu tanto queria. Só que olhando pelo retrovisor da vida consigo perceber que eu sempre fui o suficiente, a prova e as pessoas a minha volta é que sempre insistiram em tirar isso de mim. Escrevo isso porque quando eu não tinha mais a pressão de querer e precisar passar, quando as tentativas já haviam roubado a minha saúde e eu estava conseguindo me encontrar em uma nova área, eu passei. Passei 3 vezes seguidas em universidade federais diferentes e em momento algum me arrependo da decisão de NÃO ter ido.
Mas você não precisa mudar de curso para ser feliz e, enfim, passar por essa prova e conseguir uma vaga no ensino superior. O que você precisa é acreditar mais em si, não deixar os outros invadirem sua mente com frases desmotivadoras e simplesmente ir lá fazer a prova.
Se você passar, parabéns! Que esse seja um caminho de realizações!
Se você passar mas não se encontrar no curso que escolheu e pelejou para entrar, o que é que tem? Você tem uma vida toda para tentar novos caminhos e se encontrar nessa jornada maluca que é a vida (como foi meu caso!).
Agora, se você não passar desta vez, insisto em dizer: existe vida após o ENEM! Você pode ir correndo atrás dos seus sonhos por outros caminhos. Pode continuar a estudar, encontrar um trabalho, fazer cursos e oficinas sobre a área que deseja... você pode viver! Não há nada de errado em tentar! Tente quantas vezes for necessário, só não desista de acreditar que você é capaz! Você é maior que uma prova, você tem o conhecimento necessário para ser quem você quiser ser!
Talvez essa seja uma oportunidade incrível para se encontrar e também para eliminar algumas "pessoas-âncoras" e relacionamentos tóxicos da sua vida...
Ilustração tosca de propósito | Imagem: Gabriela Vieira