Esse é um texto o qual todos os amantes da literatura irão entender. Afinal, qual a sensação que se tem ao ler um livro?
Ler é conectar-se com o mundo exterior e interior
Transporte para uma outra realidade, em sua maioria, mil vezes melhor do que esta. Ou mais interessante, intrigante, gostosa. Essa viagem pode ser tão intensa e se fundir ao real, trazer identificação, que sentimos como se estivéssemos na pele do personagem que amamos.
Quando o livro nos agrada perdemos até o sono. Ele nos chama a cada intervalo, cochilo, folga e até na hora do lanche. Nos perturba durante o sono, mistura-se aos nossos sonhos (ou pesadelos).
A narrativa passa a fazer parte de nós, do que somos, do que nos tornaremos, da forma como percebemos o mundo. Nos faz querer ler mais, entender mais e até nos conhecer melhor. Será que isso é o que acredito? O que me faz sentir assim?
Quando a história é boa, lemos cada palavra sem pressa, saboreando um prato delicioso e que não queremos que acabe. E, quando acaba, a sensação de perda é devastadora. Queremos sempre mais: um filme, uma continuação, uma playlist, outra história similar. E, como um vício, a leitura te causa dependência e até crises de abstinência.
Ler é preciso!
Ler é relaxar, conectar-se com o mundo, com o subconsciente, com nossas emoções mais profundas. Nos colocamos no papel principal e trazemos todos que conhecemos e significam algo para nós para o mesmo enredo.
Criamos e recriamos falas, lugares, expressões e características físicas. A leitura vai além da imaginação, é um processo ativo de comunicação entre livro e seu receptor. A mesma história, escrita, publicada e impressa com as mesmas palavras, assume diferentes significados na mente singular de cada leitor.
A literatura transforma a todos… E, se a história não foi capaz de te fazer sentir algo (até ódio vale!), sinto lhe informar que sua leitura foi em vão.
Todo esse turbilhão de sentimentos é o que uma boa leitura me causa. Mas, e você: o que sente quando lê?
Falando de leitura... Você conhece o livro Pássaro Livre? Não! É o meu primeiro romance publicado :D
Leia o primeiro capítulo disponível gratuitamente em "leia um trecho" no Clube de Autores. E, caso goste, adquira um exemplar e deixe essa história te transformar!