top of page

Como você está?

"Como você está?" é diferente de "Está tudo bem como você?". Duas perguntas até feitas mecanicamente no nosso dia a dia. Para você, caro(a) leitor(a), essas frases podem ser idênticas e esse post pode não fazer o menor sentido. Contudo, deixe-me refletir e peço que se abra para acompanhar meu humilde raciocínio.

"Como você está?", quando perguntamos isso damos a liberdade do nosso interlocutor de dizer como ele está, independente se a resposta for boa ou não. Abrimos as portas para a pessoa dizer o que e como se sente, ainda mais se for alguém próximo à nós. Damos a liberdade do outro se expressar, sem já esperar uma resposta pré-determinada ou imposta. Querer saber como o outro está é uma forma de carinho, preocupação e pode dar início a um diálogo capaz de aliviar as angústias e motivar.

"Está tudo bem com você?", por outro lado, parece induzir (já na pergunta) uma resposta: "Sim, estou bem". Como se você já desse uma dica na pergunta de qual a resposta desejada. A meu ver, parece uma pergunta inibidora. Afinal, posso não estar bem, mas acabo respondendo que estou para não preocupar a outra pessoa. Mas, será que não preocupando a outra pessoa e omitindo meu real estado emocional, estaria ajudando a mim mesmo? Será que dizendo "sim, estou bem", não estaria impossibilitando a mim mesmo de me abrir e falar sobre algum problema, procurar ajuda ou mesmo desabafar sobre algo que me machucou/machuca? Ou ainda, será que fazendo essa pergunta para outra pessoa, eu simplesmente não estou querendo satisfazer a minha necessidade de ver o outro bem para que ele não seja mais um motivo de preocupação?

Sei que são só perguntas, que as intenções e situações podem ser as mais variadas... Entretanto, vale a pena me perguntar o que realmente quero quando pergunto "Está tudo bem?" ou "Como você está?" e como realmente me sinto ao ouvir essas perguntas.

Particularmente, prefiro saber "como você está?"...

Posts Relacionados

Ver tudo

Eu x Eu

Um pouco de nós...

Escrever, expor sentimentos e ideias que acumulam em nossa mente torna-se então uma forma de resistir e aliviar as tensões. A partir disso criamos o Insônia Produtiva e compartilhamos ela com você, porque uma noite escura pode ser iluminada por uma constelação de ideias.

Bem-vindo a Insônia Produtiva!

SIGA:
  • Facebook Vintage Stamp
POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page