top of page

Preciso me tratar

Preciso me tratar Porque quem precisa de tratamento não se trata. E nem percebe que precisa, tamanha a segurança (de dó ré mi fá sol lá - é muita segurança), de si.

Eu que nada sei, mas procuro continuamente o esclarecimento e o compromisso com o conhecimento, preciso me tratar por desafiar a adjetivação frágil de quem não dispõe de argumentos num debate.

Eu preciso me tratar quando eleitores que espumam pela boca defendem seus representantes, estes de visões estapafúrdias flertando com o delírio (preciso me tratar). Estes, ainda, utilizam de discurso de ódio para convencer pessoas de coisas que elas acham que sabem, especialistas!, (preciso me tratar) e aproveitam o analfabetismo de seus eleitores para fazerem um show de horror e gritaria, promovendo-se com qualquer frase que será aceita sem digestão, mastigada pelo senso comum e engolida como o bolo alimentar da manobra.

Eu preciso me tratar quando penso em oferecer um babador para tais eleitores e seus representantes. Erro meu ironizar, cadê meu tratamento?

Eu preciso me tratar por questionar o cristianismo anti-cristão que precisa diminuir as religiões dos outros para se sobressair. "Jesus vira a cara para espírita!" E eu preciso me tratar, porque me pergunto: "Sério? Ele enviou um SMS, passou um zap, Apareceu na sua frente e de outros tantos (para o delírio ser comprovado por mais gente) dizendo que vira a cara para espírita?". Preciso me tratar quando vejo apontarem um dedo para a suposta loucura do outro sem perceberem que apontam para si outros três.

Eu preciso me tratar, urgente! Ai de mim, com esses meus questionamentos que me levarão a arder no suposto fogo do inferno, porque o juízo final vem dos dedos dos outros, os pastores ou padres ou bispos ou fanáticos, e não do talvez ser superior regente do universo. Preciso me tratar, urgente!

Preciso me tratar quando vejo gente "normal" e a favor "da família" defendendo cura gay, fazendo piada transfóbica e achando discurso de ódio normal.

Eu preciso me tratar quando recebo mensagens em defesa de ditadura militar, mesmo que os livros de história, economia, sociologia, ciências humanas, e as palestras e os documentários (de fontes confiáveis, não as fake news) que leio e assisto, insistam em dizer que a solução é melhorar a democracia, tão jovem!, e não voltar ao estado mãos-de-ferro que só oferece o cálice buarquiano.

Preciso me tratar quando fico indignada com pessoas que acreditam que se conserta uma nação frágil na porrada e não com livros e instrução de gente séria.

Preciso me tratar quando vejo os projetos de escolas sem partido tirarem da escola suas funções educacionais. Preciso me tratar quando não acho natural alguém dizer que a escola na época da ditadura "era melhor", uma vez que penso que lógico que era melhor, porque é mais fácil deixar-se adestrar primitivamente do que desenvolver pensamento crítico e autônomo. Assim como dá trabalho desenvolver inteligência, darei muito trabalho em meu tratamento.

Preciso me tratar quando me pergunto de onde tiraram tanto ódio contra movimentos em busca de igualdade de direitos, tais como LGBTQ+, feminismo, movimento negro... Ninguém quer acabar com o direito de ninguém, é para todo mundo dar a mão e ser feliz em união e amor, ou se quer acabar com o direito do outro, achando que assim terá o seu respeitado, está entendendo o movimento de maneira errada, E, logo, preciso me tratar até perante meus iguais. Preciso me tratar quando estou no meu lugar de fala ou defendo o lugar de fala do outro pois quem somos nós, oprimidos apenas por ser quem somos, para saber o que é melhor para nós mesmos? Deixe os outros que são especialistas em "nós", que se baseiam em um post de Facebook escrito por quem não nos representa para saber o que é melhor para nós. Preciso me tratar.

Eu preciso me tratar quando vejo tanta coisa errada mas em respeito a quem erra e é aplaudido (vociferando qualquer coisa em estado completo de desinformação e imbecilidade), o tratamento vai para minha conta.

Preciso me tratar, pois essa sociedade às avessas e doente, compromete minha consciência de mundo e me faz parecer doente por pensar sem egoísmo e com convicções embasadas.

Preciso me tratar pois sou uma anomalia ambulante. Não sou uma pessoa perfeita, nem sou melhor que ninguém, mas confesso que por pensar assim, e sempre buscar pensar sobre as coisas, talvez eu esteja a um pouco a frente no tempo do que quem prefere enfiar suas próprias verdades goela abaixo de todo mundo, como se seu pensamento fosse regra. Meu pensamento não é regra, e nem quero que seja, sou a favor da riqueza da diversidade, e de trocas de vivências realmente válidas sem adjetivações pejorativas. Gostaria apenas que meu pensamento não fosse exceção.

Preciso me tratar, porque atualmente até respirar diferente me adoece.

-02 de Junho de 2018-

Posts Relacionados

Ver tudo
Um pouco de nós...

Escrever, expor sentimentos e ideias que acumulam em nossa mente torna-se então uma forma de resistir e aliviar as tensões. A partir disso criamos o Insônia Produtiva e compartilhamos ela com você, porque uma noite escura pode ser iluminada por uma constelação de ideias.

Bem-vindo a Insônia Produtiva!

SIGA:
  • Facebook Vintage Stamp
POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page