Esse é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama, todavia os cuidados devem se estender para o ano todo!
Desde sempre tentei me cuidar o máximo que pude: faço o autoexame, vou ao médico regularmente e mantenho os exames em dia.
Há alguns anos descobri dois pequenos cistos na mama e desde então venho os acompanhando. Não é barato e as vezes da até vontade de largar para lá, mas é a minha saúde e o meu futuro. Como disse o médico: antes descobrir e acompanhar do que nunca ter notado a presença deles e depois, quando descobrir que eles existem, achar que é alguma coisa. Assim continuo: faço o autoexame na mesma época do mês, acompanho com ultrassom periodicamente e até então não havia nenhuma preocupação maior.
Nos últimos exames, o médico decidiu pedir a punção de um deles para análise. A primeira coisa que passou na minha mente ansiosa foi: estou doente! Logo ele me tranquilizou: é só para análise.
O problema é que eu não queria fazer mais esse exame. Depois de conversar com parentes e amigos, decidi então fazer. Mas tinha vários medos: gastar sem necessidade, doer muito ou... dar algo no resultado.
No entanto é a minha saúde, o meu futuro em jogo!
E, quanto mais a gente cuidar, observar e se prevenir, maiores são as chances, em caso de câncer, de obter êxitos no tratamento!
Nesse sentido, cuidar não é gasto. Cuidar é investimento! Investimento na saúde, numa vida longa e feliz.
Por fim, o exame foi super simples, indolor e, na punção, acabei "me livrando" do cisto, que foi completamente removido. Há necessidade de um repouso, depois a mama fica um pouco dolorida, mas estou feliz e tranquila. Nessa correria, pelo menos da minha saúde ainda cuido, até porque EU sou a minha PRIORIDADE!
Eu ainda não retornei ao médico para saber os resultados, mas pelo pouco que entendi do laudo, não preciso me preocupar. É importante dizer que eu jamais estaria tranquila assim se não tivesse feito o exame. O bichinho da preocupação e do "e se" poderia me atormentar e, pior, talvez quando resolvesse fazer o exame já fosse tarde...
Então mana: seja a SUA PRIORIDADE!
Se toque e se cuide mais!
O Outubro Rosa é uma campanha que convida as mulheres a cuidar mais de si e se prevenirem do câncer de mama e do cólon de útero. Precisamos falar sobre isso, precisamos nos cuidar e nos observar, já que no início o tratamento tem maiores chances de cura. Mais informações e dúvidas acesse o portal do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, procure seu médico de confiança ou o posto de saúde mais próximo.