Chegou a tão esperada e adorada sexta-feira!
Isso quer dizer dia de descanso? Ainda não… Pelo menos para aqueles milhões de guerreiros que irão enfrentar o ENEM daqui poucas semanas.
Pensando nesse momento que é bastante decisivo, decidi compartilhar 5 dicas que funcionaram quando fiz essa bendita provinha. (e não foi apenas uma ou duas vezes)
1. Chegue cedo no local de exame: 1h ou 30 minutos, o tempo que você se sentir melhor, mas CHEGUE ANTES! Antes esperar tranquilo do que já chegar correndo e desesperado para a prova. Além do mais, você não precisa fazer parte dos memes dos “atrasados do ENEM 2017”, não é mesmo? Pegue ônibus antecipadamente, vá a pé se for perto, use qualquer outro transporte calculando que imprevistos podem acontecer e, por isso, você saiu adiantado e não vai ser qualquer coisa que te fará atrasar. Ok? Prometa!
2. Siga as recomendações da prova: Coloque o celular em modo avião e desligue para evitar que um alarme perdido te elimine. Para aqueles que o celular tem a bateria removível: por favor, tire a bateria também. Siga cada recomendação atentamente, não leve objetos proibidos, assine a prova nos locais recomendados, transcreva a bendita frase (nem sei se terá a frase de capa nesse ano), marque a cor correta do caderno… faça tudo antecipadamente para ter tempo e calma, desse jeito você evita erros. Garanta uma prova tranquila e que, no ano que vem, você já esteja colhendo os frutos de todo o estresse que essa prova te causou.
3. Comece pela parte que você mais domina: Bem, essa dica serviu muito na minha época, porque eu fazia mais rápido a parte que eu gostava e dominava mais. Assim, sobrava mais tempo para as partes que eu não dominava tanto (o que me dava mais tempo para pensar) e me dava uma sensação de mais confiança na outra parte da prova. E, pense comigo: se você começa pela parte que você não tem tanto conhecimento, as chances de desanimar, ainda no começo da prova, são maiores.
4. Dê uma pausa entre uma parte e outra da prova: Eu sei que o tempo da prova é apertado, você pode já estar tenso e preocupado, mas dar uma pausa para respirar, tomar uma água, comer ou ir ao banheiro podem ajudar a aliviar as tensões. Sua mente já está trabalhando em um ritmo muito acelerado e sob pressão. Além disso, a prova já é cansativa por si só, então tente dar uma pausa para aliviar isso, oxigenar o cérebro e dar o gás que falta para continuar e pensar melhor. Teste e perceba a diferença! Nosso corpo precisa de momento de pausa, não conseguimos manter a concentração por muito tempo.
5. Resposta e gabarito: Acho que essa dica é mais velha do que nossas avós e é super válida: Não mude a primeira alternativa que você marcou como resposta! Por favor, não faça isso pois as chances de você trocar a resposta certa pela errada aumentam. Confie na sua resposta, confie na sua intuição, confie nos seus estudos e em você, principalmente! Reserve um tempo para passar as respostas para o gabarito, faça isso com calma e consciência. Se possível, use o documento de RG para que você não marque a resposta de um número no outro e se enrole todo. Dica pessoal agora: responda a questão e já passe sua resposta para o gabarito. Eu fazia assim para ganhar tempo, evitar de ficar preocupando com uma resposta enquanto fazia outra e evitava erros no preenchimento do gabarito.
Espero que mandem super bem! Estou torcendo por vocês! :D
Gostou? Compartilhe com os amigos!
Não gostou? Comente e nos dê mais uma chance ;)