Se eu te disser para fechar os olhos e visualizar uma cadeira, você consegue?
Bem, eu não.
Estou no grupo de aproximadamente 2,5% da população mundial que possui “Afantasia”. Afantasia é caracterizada pela incapacidade do indivíduo de visualizar as imagens mentalmente. Ou seja, sabe aquela memória mais feliz que você revisita inúmeras vezes só para ter o prazer de sentir todos os bons sentimentos de novo, ou aquela lembrança que te acalma nos momentos de tristeza? Eu não consigo revisitar essas memórias e acessá-las em minha mente, como se fosse um filme.
Descobri que o normal era conseguir ver essas lembranças mentalmente quando uma amiga, que também tem Afantasia, fez o desafio: feche os olhos e imagine uma cadeira. Você conseguiu?
E quando descobri, muita coisa ficou melhor explicada na minha cabeça.
Não consigo acessar mentalmente momentos felizes ou que me marcaram de uma certa forma, não me lembro de rostos de pessoas que já se foram e também não consigo imaginar a maldita cadeira.
Talvez por isso tenha tanto medo de perder a memória, de me esquecer de momentos e pessoas importantes. Talvez por isso tenha tanta fixação em manter tudo que preciso bem na frente dos meus olhos, para lembrar de usar ou fazer. E, talvez seja por isso que adoro tirar fotos e revê-las quando sinto falta de algo ou alguém.
A fotografia é minha forma de revisitar lugares, sensações, histórias e as pessoas de que gosto.
Outra forma de visualizar essas imagens mentais é através dos sonhos. (E como adoro sonhar!). Na verdade, chega a ser um dos meus momentos favoritos do dia.
Sonhos, fotos e os vídeos são minhas formas de suprir essa impossibilidade de revisitar tudo o que amo e que ficou no passado.
E você, também tem Afantasia?