top of page

Vida de Gato


Para de se preocupar e vamos brincar? | Foto: Gabriela Vieira

Nunca fui muito ligada a animais, mas confesso que temos muito o que aprender com eles.

Dexter é um gatinho que foi abandonado enquanto filhote e, felizmente, foi resgatado e adotado.

Ao observar a sua forma de ver o mundo pude aprender algumas lições.

1. Aproveitar cada coisinha, por mais simples que seja: Dex (como o apelidei carinhosamente) brinca com absolutamente qualquer coisa. Tudo lhe faz feliz: pular e correr de um lado para o outro, como se fosse o presente mais especial do mundo. Até um rolo sem papel higiênico já se transforma em um brinquedo (pra quê brinquedo caro se aquele cadarço de tênis velho pode virar um parque de diversões?). Ele ama sofás, cobertores, mãos, pés e sapatos vazios.

2. Divirta-se sozinho: Outro dia estava indo dormir e o chamei, já que fui a última a deitar. Para minha surpresa, ele me olhou e continuou a brincar. Resgatando um a um de seus brinquedos preferidos de seu esconderijo mágico - o sofá. Fiquei alguns minutos observando e, apesar dele também adorar uma companhia, se divertia sozinho da mesma forma.

3. Tire um tempo para fazer o que gosta: pois é, meus amigos, ele também tira um tempinho para fazer o que gosta e não me refiro só a brincar e dar uma de curioso. Dex também ama ver TV e séries do Netflix. É só ligar que ele esquece até do que estava fazendo, para e começa a assistir. As vezes é bom relaxar um pouco.

4. Dê carinho a quem está próximo: Isso ele é mestre-doutor. Você pode estar cansado, doente, estressado, que ele parece adivinhar o que você precisa e vem dar um jeito nisso. Dexter faz massagem, se coloca ao lado enquanto termino aquele trabalho cansativo e até dorme do lado, mostrando-se presente à todo momento. E, quando estamos dormindo, ele vem e encosta a patinha para saber se está tudo certo.

5. Curiosidade não mata nem o gato: Dex se mete em tudo o que vê pela frente, encara e enfrenta qualquer novidade. Desvenda tudo o que considera um mistério e aprende constantemente. Podemos até sentir medo do novo e sermos cautelosos, como um gato que encara pela primeira vez o mundo, só que isso não pode nos impedir de viver e se abrir para o mundo. Nem sempre a experiência vale mais que a criatividade e imaginação.

6. Fantasmas não existem (essa foi a melhor lição de todas!): Sempre tive medo de muitas coisas (escuro, fantasmas, barulhos, borboletas e cia.). Agora com um gatinho por perto sei que qualquer barulho, sombra, correria e até se algo puxar o meu pé de noite, não foi nenhum ser de outro mundo e nem a minha cabeça criando coisas... Com certeza foi o Dex.

Senta aqui, vamos conversar! | Foto: Gabriela Vieira

7. Se cair, caia de pé: velozes e curiosos, gatos sempre estão correndo e escalando. Consequentemente, também estão sempre pulando e caindo. Só que eles sempre caem de pé, ou se erram o cálculo da queda e caem de verdade, simplesmente se levantam e continuam, como se nada tivesse acontecido. Como se fosse apenas uma queda e isso é normal de acontecer. Como diz o ditado popular: não importa quantas vezes você cai, o que importa é quantas vezes você caiu e conseguiu ficar de pé de novo.

Mesmo em pouco tempo como "tia" de gato, pude aprender muito com esse serzinho que é sim muito carinhoso e amável. Gatos são fortes, sensíveis, limpinhos e independentes, mas também inspiram amor e cuidado. Eles se preocupam com quem está a sua volta e compartilham seu tempo e vida com a família.

Hoje me sinto grata por ele ter me escolhido para fazer parte dela.

Posts Relacionados

Ver tudo

Deserto

Um pouco de nós...

Escrever, expor sentimentos e ideias que acumulam em nossa mente torna-se então uma forma de resistir e aliviar as tensões. A partir disso criamos o Insônia Produtiva e compartilhamos ela com você, porque uma noite escura pode ser iluminada por uma constelação de ideias.

Bem-vindo a Insônia Produtiva!

SIGA:
  • Facebook Vintage Stamp
POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page